Orçamento Participativo

#Vem participar.

A sua participação tem como objetivo esclarecer as novas formas de gestão pública inseridas no bojo da dinâmica da democracia participativa que vem ganhando ênfase no âmbito das administrações públicas municipais. Esta pesquisa centra–se em analisar o programa Orçamento Participativo, como um espaço de relação permanente do governo local com os munícipes, por meio de um processo que estimula a participação, onde a comunidade propõe, discute e decide sobre a aplicação da parcela do orçamento público destinada aos investimentos. A pesquisa pautou-se na análise de dados da Secretaria Municipal de Governo da cidade de Cajueiro da Praia na gestão do prefeito Felipe Ribeiro e com a finalidade de comprovar a capacidade de interlocução com o governo local, reforçando os princípios democráticos, despertando nos cidadãos uma cultura política, de modo a torná-los mais participantes e críticos.

Participe preenchendo o formulário abaixo
Acesse o Formulário
LOA – Lei Orçamentária Anual

Define os recursos necessários para as ações a serem desenvolvidas, é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, define-se o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.

  LOA do município de Cajuerio da Praia   LDO do município de Cajuerio da Praia
PPA – Plano Plurianual

É um instrumento para o planejamento estratégico do município, isto é, para organização dos recursos e energias do governo e da sociedade em direção à uma visão de futuro, a um cenário de médio prazo. Estabelece as diretrizes, os objetivos e metas da administração municipal para as despesas de capital e outras, decorrentes da implantação de programas de duração continuada.

  PPA do município de Cajuerio da Praia